Me tornei servido público tem exatamente 6 meses, nesse período inicial pude chegar a algumas conclusões bem interessantes.
Talvez, a mais importante e surpreendente, foi de constatar que a maior parte dos meus colegas está motivada, são bons profissionais e estão possivelmente felizes. Pode ser apenas uma análise superficial feita em amostras muito recentes, porém é uma boa constatação, e ajuda a tirar aquele estigma de serviço público é pra desempregado.
E falando nessa galera, CLARO que ela existe, e alguns deixam isso bem fácil de constatar. Segundo Porky, eu tenho que deixar de ser obtuso, e de fato ficar usando DETECT EVIL no trabalho não é bom para o humor. Mas estou na dúvida se devo abrir mão dos meus poderes de paladino!
A coisa que mais me incomoda é o pensamento que o governo ou a instituição tem que prover coisas, eles tem fazer funcionar, quando na verdade, como servidores nós deveriamos nos aderir ao processo, e fazer acontecer tudo que achamos que tem que ser feito. É aquela frase do Palpatine "I'm the senate", e esse é o sentimento, servidor público é o governo, claro que ganhar Darkside points é opcional.
Como em qualquer ambiente, as pessoas falam da vida das outras, comentam sobre os erros dos outros, e tem uma péssima memória para lembrar dos seus próprios erros.
Ainda é possível ver preconceito racial/étinico, sexual, cultural... Eu achei que não encontraria isso num ambiente educacional, porém da mesma forma que achei que encontraria só nerds trabalhando na TI, vi que minhas crenças estavam erradas.
Mas tem muita coisa boa também, eu por exemplo estou realizado de constatar que eu sou um agente de mudança, e fui até indicado como membro da Câmara de Tecnologia do Instituto, e também ter liberdade para criar projetos e fazer as mudanças by-your-self. E diferente da minha última experiencia profissional (que por sinal foi muito boa) em que eu recebia a forma de trabalhar, e a mudança nos processos, não dependiam de mim, com exessão talvez do comite de reutilização que fiz parte.
Espero daqui, quem sabe, alguns anos, fazer outra constatação só que com mais pontos positivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário